WLFMAN SIGNIFICA LOBISOBEM

Sexta-feira, 12 de Abril de 2013

Argila            

 

 

Defininição: 

                                                              

 

   PETROLOGIA rocha sedimentar, de grão muito fino (inferior a 0,002 mm), e que é uma rocha constituída essencialmente por silicatos de alumínio hidratados (caulinite, haloisite, etc.)barro


História:

   A história da cerâmica confunde-se com a história da própria humanidade, sendo uma das primeiras actividades desenvolvidas pelo ser humano. Na verdade, foi durante o Neolítico, fase do desenvolvimento técnico das sociedades humanas, correspondente ao seu acesso a uma economia produtiva, que a cerâmica foi inventada. O Homem encontrou formas de fabricar vasos e outros utensílios indispensáveis ao seu quotidiano, servindo-se da argila que modelava, conforme os gostos e as necessidades. A cerâmica portuguesa expandiu-se em varias localidades onde abundava o “caulim”, a matéria-prima.



Carateristicas:
 

PLASTICIDADE – A argila tem a capacidade de adquirir e manter diferentes formas ao ser trabalhada. Mesmo depois de seca e antes de ser cozida, pode ser novamente trabalhada se lhe adicionarmos água.

RESISTÊNCIA – É a propriedade que a peça tem de manter a forma dada após secagem e de se tornar mais resistente após a cozedura.

IMPERMEABILIDADE – Depois de cozida e vidrada a peça deixa de absorver líquidos.

SONORIDADE – Propriedade que a argila tem de emitir sons, através de pequenos batimentos, após a cozedura

Tipos:

Existem 5 tipos de argilas todas de cores diferentes preta, branca, verde, rosa e cinza cada uma delas com efeitos diferentes e componentes diferentes e cada uma com um efeito e proteínas para sua pele e agora saiba mais sobre cada uma delas.

argila verde  é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

argila branca  é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu PH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.

argila cinza  é indicada para peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.

argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar. Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.



Aplicações:


   Princípio básicosA argila, por ser um elemento do reino mineral, tem em si grande capacidade para absorver vibrações densas e materiais, o que a torna um importante instrumento de harmonização e cura quando colocada em contato com o organismo humano.Suas virtudes terapêuticas, conhecidas desde épocas remotas, atuam quando aplicadas externamente sob diversas formas, tais como cataplasmas, compressas , pedilúvios e fricções, e quando usadas oralmente.



Links:

http://vilamulher.terra.com.br/aplicacoes-de-argila-9-3183156-40550-pfi-solarferrugem.php

http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/argila>
http://mesozoico.wordpress.com/2009/05/13/historia-das-argilas-e-da-ceramica-no-sec-xx/
http://www.sabetudo.net/todos-tipos-de-argila.html



                                                   trabalho realizado por :

ricardo adao nº18



tags:
publicado por xd18 às 08:50

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30


arquivos

blogs SAPO


Universidade de Aveiro